segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

FUJA DO MITO DE SUPER HERÓI

Além do altruismo, dos uniformes, das identidades secretas e dos poderes e habilidades muito além dos de um ser humano comum, o género contava, muitas vezes, com um cenário urbano e contemporâneo que se aproximava muito mais da vida do leitor aumentando assim o nível de identificação. Desde criança, o indivíduo se relaciona com histórias de heroísmo, filmes e contos de fadas, nos quais existe sempre um grande herói que salva o mundo inteiro de alguma catástrofe. Super homem, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Jack Bauer do 24 horas e Wolverine, são alguns estereótipos fabricados para encantar e conquistar uma geração de pessoas. “O que todos esses grandes heróis têm em comum é a alma solitária, a falta de família, apoio, crédito ou ajuda das pessoas em suas atividades”. “Eles exemplificam o que chamo de mito do super homem, como se fosse possível realizar uma tarefa tão complexa, sem a ajuda de uma grande equipe”, e ainda achar que é imbatível, imortal, indestrutível e que pude tudo. Quem não lembra de quando criança colocar a capa vermelha do super-homem e achar que poderia voar. O mito dos super-heróis tem fundamental importância para as pessoas, porque com as atuais dificuldades que enfrentamos em nossas vidas e também com os problemas que assolam a nossa sociedade, o único meio de continuarmos em frente é através da imaginação e da fantasia que os mitos de super-heróis nos proporcionam, seja através de histórias em quadrinhos, livros, filmes ou desenhos animados, todos exercem uma certa influência sobre nós, nos dando a capacidade de lidar com a nossa imaginação, enfim, fugir do cotidiano e nos levando a viver em um mundo perfeito e sem limites. O problema é quando levamos isto para a vida, em especial para a vida profissional..
O profissional que se identifica com esses personagens e age como se fosse um grande herói mal compreendido, fantasia se julga imortal e ai é que está fadado ao insucesso. Isso porque não existe o resultado perfeito sem um trabalho conjunto, de vários setores de uma empresa, ou de várias pessoas de uma equipe. “Desde a função mais simples, até a mais complexa, todos que as exercem dentro de uma empresa o fazem pelo mesmo objetivo: vender mais e crescer”. Afinal, não podemos perder o foco dos pilares que sustentam todas as empresas: CAIXA, LUCRO E PERPETUAÇÃO.
Principalmente em Vendas, todas as etapas do processo são fundamentais para a fidelização do cliente, afinal ele também se acha com o super poder da escolha, e sabe de uma coisa... ele tem. Pense: A pré-venda, com a abordagem, exposição do produto e compreensão das necessidades do cliente, é um trabalho minucioso feito pelo profissional de vendas com todo cuidado e atenção para que a venda possa se efetivar. Em seguida, acontece a venda: suas ferramentas, tecnologia envolvida no processo, cobrança, faturamento, prazos de entrega – tudo precisa funcionar na mais perfeita harmonia. E claro, o pós-venda também deve ser eficiente: acompanhamento do cliente, pesquisa de satisfação, checagem e manutenção. “São todas peças de um complexo quebra-cabeça e se apenas uma faltar, toda a venda pode ir por água abaixo. E pior: o cliente pode nunca mais voltar”.
Os grandes heróis das histórias fantásticas que povoam o imaginário das pessoas possuem características interessantes que servem como bons exemplos na carreira: objetividade, agilidade, pensamento estratégico, inteligência, garra e perseverança. “Mas as qualidades acabam por aí, pois ninguém tem superpoderes ou é imortal. É preciso muito equilíbrio e bom senso para se trabalhar em equipe, aceitar feedbacks, reconhecer os erros e correr atrás dos acertos”. “Quem achar que é herói, vai morrer na praia”, ou ser atacado pelo arquivilão “Competitividade” que não perdoa ninguém .
Uma equipe deve ser bem treinada, coesa e colaborativa, contendo elementos que se completam com uma boa liderança. “O líder é diferente do grande herói. Ele continuará sempre trabalhando com uma equipe sob seu comando, e não resolvendo tudo sozinho”
A... e se você achar que nada disto funciona, chame a liga da justiça e junte-se a eles.
Sucesso Sempre

Cláudio Tomanini é palestrante, consultor e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas, autor do livro “Na Trilha do Sucesso” (Editora Gente) com mais de 20 anos de experiência nas áreas de vendas e marketing. -

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