segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UMA QUESTÃO DE FOCO

UMA QUESTÃO DE FOCO
 

A definição de foco pode nos parecer confusa, complexa e até soar estranhamente, mas sendo objetivo, foco é onde se desejar acertar, chegar.
É  assim que devemos agir em tudo na vida, ter um foco. Afinal, se não sabemos onde queremos acertar, chegar não teremos exito algum até porque,
                        Cada dia é marcado por novos acontecimentos que nos leva a tomar decisões no sentido de responder rapidamente aos problemas que existem, nesse ponto é que a experiência perde espaço, pois em síntese ela se refere a eventos passados, não sendo suficiente para resolver todos os eventos que diferem daquilo que já vimos ou situações que enfrentamos. Assim, a experiência por si só não é suficiente para nos manter adequados sendo necessário ir além deste paradigma.
            Se permanecer adequado no mercado,empresas e profissionais, exige que a cada dia tenhamos condições de responder rapidamente aos gostos, preferências e desejos mutantes dos consumidores, a conclusão mais lógica a que se chega é que em tempos de concorrência acirrada e muitas vezes desleal, buscar novas formas de adequação é um requisito mínimo e básico.
            Os problemas que enfrentamos na busca de satisfação dos consumidores são diversos e incluem entre muitos outros problemas relacionados a custos crescentes, margens de lucro mais reduzidas, maior competitividade e dificuldade de implantar novos meios de atuação em função de crenças e costumes já existentes dentro das organizações. Tais elementos dificultam as ações de busca por ganho de competitividade basicamente por não depender única e exclusivamente de nossa vontade.
            Somente vontade também não é suficiente, aqui vale a famosa frase de que de boas intenções o inferno está cheio, assim, experiência e tendência de querer mudar aliadas ainda não são suficientes.
            O que é preciso é aliar as diversas competências, habilidades e conhecimentos em prol de sua carreira ou empresa, e a forma de fazer isso passa necessariamente pela identificação das fraquezas e das forças que cada organização possui, ou seja, o primeiro pppasspasso é descobrir o que temos de bom e também de ruim e buscarmos o balanço ideal.
            O segundo passo é levantar as ameaças, como por exemplo, novos concorrentes ou concorrentes estabelecidos agindo, fatores relacionados ao governo que venham impactar negativamente, consumidores com problemas, desejos, ou preferências que não podem ou venham a não poder ser atendidas pela empresa entre diversos outros, além da busca por oportunidades como, por exemplo, novos produtos, possibilidade de oferecer novos serviços ou serviços melhorados que venham ao encontro do anseio dos clientes.
            No entanto, ainda assim estas ações não são suficientes, não é o bastante planejar ou entender seu negócio, é importante descidir, agir, e este também é um grande problema, pois em geral, o comodismo nos ata pelos pés ou ainda saber que precisamos mudar, mas não sabemos por onde começar e de que forma fazer com que as ações tenham efeito.
            Nestas situações o melhor a fazer é buscar conhecimento de causa, “craniar” através de leitura de, revistas, experiências de outras empresas, contato com outros profissionais e principalmente um contato mais estreito com os funcionários da sua empresa e externos e clientes.
            Algumas dicas são úteis no sentido de buscar melhorias:

1.      Atue de forma inteligente e principalmente trate sua equipe como parceiros, pois são eles que levam sua marca, seus produtos e serviços aos consumidores, além de possuir valiosas informações sobre estes mesmos clientes.
2.      Busque constantemente medir a satisfação de seus clientes através de pesquisas, use fontes de informações como, por exemplo, os próprios funcionários ou pessoas que consumam seus produtos ou serviços e também os da concorrência;
3.      Dê soluções rápidas aos problemas de seus consumidores;
4.      Busque fontes de desperdícios e use, por exemplo, incentivos no sentido de diminuir tais custos;
5.      Procure diferenciar os seus produtos e serviços, pois cada vez mais os produtos se tornam similares, assim este elemento pode se apresentar como fator decisivo frente ao consumidor no momento de decidir por um produto ou empresa;
6.      Planeje suas ações e tente visualizar os possíveis resultados antes de implementar qualquer programa de melhoria.

Existem diversas outros pontos importantes, no entanto, estes 6 pontos já são um bom começo.  Mudar requer muito mais do que experiência e boa vontade.
O mercado está expulsando cada vez mais rapidamente os amadores e aqueles que insistem em gerir suas carreiras e empresas com base no “achismo”, com base em fórmulas de sucesso do passado ou por tentativa e erro.
Corra, foque e não queira acertar o alvo, neste novo mercado, você tem que acertar a mosca
Sucesso Sempre,


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